G1: Projeto em escolas de Fortaleza recicla tubos de creme dental para produzir móveis

Meio de Comunicação: Portal G1

Data de publicação: 09/10/2017 (Segunda-feira)

Tubos vazios de creme dental podem virar móveis e brinquedos após serem reciclados. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Vida Cidadã (IVC), juntamente com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, vai recolher o material em 20 escolas municipais de Fortaleza.

Com a campanha “Recicle: Faça a natureza sorrir”, a ser lançada nesta quarta-feira (11) na Escola Dois de Dezembro, na Barra do Ceará, o IVC vai distribuir coletores nas escolas municipais para recolher o material. Além disso, o instituto vai promover palestras sobre preservação ambiental e reciclagem nas unidades escolares.

Todo o material segue para uma empresa especializada em trituração de embalagens e confecção das placas, em São Paulo. Os tubos são transformados em placas sintéticas de aglomeradas, que podem ser usadas para a fabricação dos objetos. De acordo com o IVC, a ideia é fabricar cadeiras usadas para pesagem de bebês que serão doadas à Pastoral da Criança.

O presidente do IVC, Tadeu Oliveira, explica que o tubo de pasta de dente é composto por 75% de plástico que, de acordo com o Ministério da Saúde, demora mais de 400 anos para se decompor; e 25% de alumínio, que se decompõe em cerca de 200 anos. “Esses dois produtos podem causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável. Por isso, a Campanha é tão importante, pois visa conscientizar, sobretudo, os jovens sobre o descarte consciente dos resíduos.”

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, atualmente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens em geral. Cerca de 80% dessas embalagens são descartadas após serem usadas apenas uma vez. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas.

O Instituto Vida Cidadã foi fundado há 15 anos e trabalhava na prestação de serviços na área jurídica. Atualmente, tem uma nova linha de atuação voltada para a educação cidadã, empreendedorismo comunitário e preservação do meio ambiente.



https://g1.globo.com/ceara/noticia/projeto-em-escolas-de-fortaleza-recicla-tubos-de-creme-dental-para-produzir-moveis.ghtml