Instituto Vida Cidadã promove programação especial nas escolas para estimular doação dos tubos de pasta de dente vazios.

O Instituto Vida Cidadã (IVC) promoveu, nas duas últimas semanas, em 10 escolas que receberam os coletores do tubos vazios de pasta dental programação especial. A iniciativa faz parte do  projeto “Recicle: Faça a natureza sorrir!”, idealizado pelo presidente do IVC, Tadeu Oliveira.

Na programação, foi ministrada palestra sobre a preservação ambiental. As atividades colaboram para uma consciência cidadã sobre o descarte adequado dos resíduos sólidos. De acordo com o Ministério da Saúde, o tubo de pasta dental é composto por 75% de plástico e 25% de alumínio, que levam, em média, 200 anos para decomposição. Esses dois elementos podem causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável.

Presidente do IVC, Tadeu Oliveira, na atividade de escovação para alunos da Escola José Rebouças Macambira, no Jardim Guanabara.

Também foi ofertado serviço de escovação supervisionada e aplicação de flúor para promover a importância da saúde bucal e o uso racional da pasta de dente.

De acordo com o presidente do IVC, Tadeu Oliveira, idealizador da Campanha “Recicle: Faça a natureza sorrir!”, a iniciativa é intersetorial, une preservação do meio ambiente e saúde bucal. “A campanha visa conscientizar, sobretudo, os jovens sobre o descarte consciente dos resíduos. As crianças são seres multiplicadores do conhecimento. Queremos fortalecer o debate sobre a preservação ambiental com a reciclagem e o uso da pasta de dente para garantia da saúde bucal”, ressaltou.

Alunos da Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Bom Jardim.

A proposta é incentivar os estudantes e a população em geral a aderirem a Campanha “Recicle: Faça a natureza sorrir!”, lançada no dia 11 de outubro, que visa arrecadar tubos vazios de pasta dental. O material será transformado em cadeiras de pesagem que, por sua vez, serão doadas à Pastoral da Criança. A entidade atende quase 9 mil crianças com até 6 anos de idade em 26 municípios cearenses.

“O Projeto Recicle une consciencia ambiental, educação, a importância de manter uma saúde bucal e, sobretudo, a solidariedade. Por isso, que todos abraçam a iniciativa”, ressaltou o presidente do IVC, Tadeu Oliveira.