Pastoral da Criança, em parceria com o Instituto Vida Cidadã, promove programação especial de atendimento às crianças carentes.

A Pastoral da Criança, entidade fundada há mais de 30 anos, realizou, em parceria do Instituto Vida Cidadã (IVC), no último dia 07 de novembro,  às 17h, na Igreja da Comunidade Santo Antônio, no bairro Jardim Guanabara, a celebração da vida. Foi um momento de oração, atendimento às comunidades carentes com o serviço de peso e medida das crianças, rodas de conversa com os pais e brincadeiras.

Tubos vazios de pasta dental serão transformadas em cadeirinhas.

Também foi oferecido o serviço de escovação dental à população e disponibilizado um coletor da Campanha “Recicle: faça a natureza sorrir”, do Instituto Vida Cidadã, uma iniciativa inédita no Ceará, articulada pelo presidente do IVC, Tadeu Oliveira. A iniciativa visa arrecadar tubos vazios de pasta dental. As embalagens serão transformadas em cadeiras de pesagens, que, por sua vez, serem doadas à Pastoral da Criança.

No total, 9.866 crianças com até 6 anos de idade são acompanhadas, atualmente, pela Pastoral da Criança na Arquidiocese de Fortaleza. Só na Comunidade Santo Antônio, no bairro Jardim Guanabara, são 90 meninos e meninas.
De acordo com a coordenadora comunitária, Francisca Lúcia, a Pastoral da Criança faz acompanhamento de peso e medida. O atendimento acontece a cada três meses. “Esse trabalho é fundamental para acompanhar o crescimento saudável da criança até os 6 anos”, ressalta.

Hoje, a Pastoral da Criança está presente em 73 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza instaladas em 26 municípios. Mas nem todas contam com a cadeira para fazer a pesagem das crianças.

Pres. do IVC, Tadeu Oliveira, e representantes da Pastoral da Criança.

Com o objetivo de garantir a manutenção do atendimento e em reconhecimento à importância social que ele representa, o Instituto Vida Cidadã está promovendo a Campanha “Recicle:faça a natureza sorrir!”. A expectativa é que sejam arrecadadas 20 mil embalagens vazias de pasta dental. A cada mil tubos, podem ser construídas 5 cadeiras de pesagem das crianças. “A expectativa é que, como resultado da campanha, sejam doadas 100 cadeiras de pesagem. Estamos lançando a semente da cidadania e da consciência ambiental. Nem tudo que jogamos no lixo deveria estar lá. A reciclagem transforma os resíduos em coisas úteis”, explicou o presidente do IVC, Tadeu Oliveira, idealizador da Campanha “Recicle:faça a natureza sorrir!”.