Tribuna do Ceará: Projeto transforma tubos de pasta dental vazios em placas de aglomerado para múltiplos usos, inclusive de móveis.

Meio de Comunicação: Tribuna do Ceará
Data de divulgação: 09/10 (Segunda-feira)

O Instituto Vida Cidadã (IVC), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, lança, nesta quarta-feira (11/10), às 9h, na Escola Dois de Dezembro, na Barra do Ceará, campanha para arrecadação de tubos vazios de pasta de dente.

Onde você coloca o tubo vazio de pasta de dente? Se você o põe com o lixo comum, nem imagina os prejuízos que a embalagem, formada por alumínio e plástico, pode gerar ao meio ambiente. Por isso, o Instituto Vida Cidadã (IVC), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, lança, nesta quarta-feira (11/10), às 9h, na Escola Dois de dezembro, na Barra do Ceará, em Fortaleza, a Campanha “Recicle: Faça a natureza sorrir”. A iniciativa tem o objetivo de arrecadar tubos vazios de pasta de dente e transformá-los em placas sintéticas de aglomeradas que podem ser usadas na fabricação de brinquedos e móveis, como mesas e cadeiras.

Na programação realizada nesta quarta-feira, haverá palestra sobre educação ambiental para cerca de 200 alunos, bem como uma explanação detalhada sobre o projeto RECICLE e apresentação artística de professores e alunos da escola sobre o tema preservação ambiental.

Nesta 1ª fase da campanha, o Instituto instalará coletores em 20 escolas municipais de Fortaleza. As dez primeiras escolas vão permanecer com os coletores por 40 dias. Em seguida, as caixas seguem para outras unidades educacionais. Durante o período em que os coletores permanecerem nas escolas, serão realizadas palestras sobre preservação ambiental e reciclagem.

O material será recolhido e enviado a uma empresa especializada em trituração das embalagens e confecção das placas em São Paulo. A ideia é fabricar cadeiras usadas para pesagem de bebês que serão doadas à Pastoral da Criança.

Segundo o presidente do IVC, Tadeu Oliveira, o projeto assume papel relevante para a preservação do meio ambiente. “O tubo de pasta de dente é composto por 75% de plástico que, de acordo com o Ministério da Saúde, demora mais de 400 anos para se decompor, e 25% de alumínio, que se decompõem em cerca de 200 anos. Esses dois produtos podem causar um grande problema ambiental quando descartado de forma irresponsável. Por isso, a Campanha é tão importante, pois visa conscientizar, sobretudo, os jovens sobre o descarte consciente dos resíduos”, ressaltou.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, atualmente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens em geral. Cerca de 80% dessas embalagens são descartadas após serem usadas apenas uma vez. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. São 25 mil toneladas. O volume encheria mais de dois mil caminhões de lixo que, colocados um atrás do outro, ocupariam quase 20 quilômetros de estrada. Boa parte dessas embalagens ainda não segue para a reciclagem e, por conta disso, são encaminhadas para os aterros sanitários, superlotando-os.

SERVIÇO: Lançamento da Campanha Recicla: Faça a natureza sorrir

DATA: 11/10/2017 (Quarta-feira)

HORÁRIO: 9h

LOCAL: Escola Dois de Dezembro – Rua Araquém. Nº 860 – Bairro Barra do Ceará.



 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/blogs/investe-ce/2017/10/09/projeto-transforma-tubos-de-pasta-dental-vazios-em-placas-de-aglomerado-para-multiplos-usos-inclusive-de-moveis/